POR VIVIANE FREITAS
A relação do ser humano com o banho é antiga e cultural. E, de certo modo, cíclica: de curto a demorado, o tempo que se passa no banheiro tem sido abreviado ou prolongado conforme os períodos por que passa a própria história. Dos mais antigos hábitos regulares de gregos, romanos ou dos egípcios, que se banhavam até três vezes ao dia, ao repúdio ao banho nos séculos XVI e XVII, chega-se à era da popularização apenas em 1930!
E o momento é ainda mais atípico: em plena pandemia, e com a valorização do ficar em casa, o banheiro passa a ser ainda mais usado e usufruído. Felizmente, a arquitetura e a decoração transformaram esses espaços em verdadeiros spas particulares. Amplos, configurados em suítes nas versões Ele e Ela, com banheiras de hidromassagem, televisão – piso, toalheiro e até bacias sanitárias com assentos aquecidos – as atuais versões superam em muito as centenárias hamans dos muçulmanos, as mais luxuosas casas de banho que se têm notícia.
Para abordar o tema, a Visual&Design selecionou 08 projetos que mostram novidades em cores, layouts e metais. O branco continua o tom preferido, exatamente por estar associado à sensação de pureza. A neutralidade também destaca outra tendência, a combinação com o dourado dos metais, disponíveis em versões envelhecidas, rosés, e ainda com preto mate.
Mármores, granitos, quartzos e porcelanatos continuam sendo usados com força nesses ambientes, ainda mais agora, com a preferência pela cuba esculpida no próprio material da bancada. “É um recurso que permite infinitas possibilidades. O ralo e o escoamento de água ocultos contribuem para espaços com visual moderno e limpo, justamente pela cuba ser feita sob medida. Mas cuidado ao escolher o material: pedras mais claras e naturais tendem a manchar, e é essencial impermeabilizar o mármore. O granito é mais resistente e mancha menos; os quartzos possuem acabamentos mais uniformes, brilho e baixíssima absorção. O porcelanato, mais em conta, também pode ser usado, sendo fácil de manter e limpar”, sugerem as arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos.
Como em decoração existe tendência mas não existe regra, personalizar esse espaço tão íntimo com matizes vibrantes ou ideias ousadas também é possível. Confira a seguir.
MARÍLIA VEIGA – Para o maior apartamento em metragem em São Paulo (1200m²), banheiros grandiosos. Assim, a designer de interiores Marília Veiga concebeu a sala de banho da proprietária com a banheira da Interbagno num espaço especial e envidraçado, com vista privilegiada da metrópole, onde é possível relaxar e admirar o luar. No piso e paredes, revestimentos SmartStone, da Colormix, com sintonia de cores e veios, em especial na área do chuveiro individual. Penteadeira em laca da Ornare. No banheiro Dele, os mesmos revestimentos, só que agora numa cor mais sóbria nas paredes. A bancada é totalmente de Corian com a cuba esculpida. Nos dois espaços, os espelhos têm iluminação especial, antiembaçante, automação com som e toalheiro aquecido.
PROJETO PRISCILA MULLER –
O projeto espelhado dessa sala de banho “Ele e Ela”, com bacia sanitária, cuba e chuveiro individuais, torna a planta prática e luxuosa, onde prevalecem aproveitamento de espaço e uso de materiais nobres como o mármore Calacatta Vagli, da NPK. As cubas de apoio ficam sobre a bancada de limestone Monclair, que formam uma espécie de ilha para as pias, delimitadas apenas pelo espelho entre elas. A banheira de imersão é a Massaud, da Axor. Ar-condicionado, toalheiro e piso aquecido completam as comodidades da experiência de relaxamento criada pela arquiteta Priscila Muller.O projeto espelhado dessa sala de banho “Ele e Ela”, com bacia sanitária, cuba e chuveiro individuais, torna a planta prática e luxuosa, onde prevalecem aproveitamento de espaço e uso de materiais nobres como o mármore Calacatta Vagli, da NPK. As cubas de apoio ficam sobre a bancada de limestone Monclair, que formam uma espécie de ilha para as pias, delimitadas apenas pelo espelho entre elas. A banheira de imersão é a Massaud, da Axor. Ar-condicionado, toalheiro e piso aquecido completam as comodidades da experiência de relaxamento criada pela arquiteta Priscila Muller.
LS ARQUITETOS
Na reforma total feita nesse banheiro pela LS Arquitetura, apostar em cores alegres e numa linguagem retrô foi fundamental para criar algo bem personalizado. O conceito é visto no revestimento das paredes, que receberam tijolinho Liverpool Acquamarine (Portobello), e nos metais dourados. O desenho do balcão, feito pelo escritório, combina o padrão Freijó Puro com a bancada de mármore branco Paraná, mesma pedra usada na banheira Maxifibras. Solução bela e funcional, o painel ripado Cinza Asti, que fica sob a TV e o espelho, é, na verdade, um armário aéreo.
PROJETO CALIOLO
Um luxo esse banheiro de suíte máster da Caliolo Design. O mix branco/dourado é visto no revestimento, primorosamente instalado de lâminas sintetizadas de mármore Calacata Gold, e nos demais elementos que se unem em perfeita sinergia. A cuba única para o casal, mas ampla, fica moldada na bancada de quartzo branco, com o misturador instalado na lateral. Os demais metais (Rose Gold da Deca) seguem o tom. Destaque para o box com portas de correr sobre roldanas e para a banheira, da Jacuzzi.
Projeto: OSVALDO SEGUNDO
Esta sala de banho, exibida na CasaCor Santa Catarina 2021, integra a suíte Suna, concebida pela Osvaldo Segundo Arquitetos. A banheira de imersão recebeu o banco Mocho, de Sérgio Rodrigues, para apoio, bem como uma prateleira baixa de seis metros para velas. O teto baixo com painéis no tom de carvalho ajuda a aquecer o ambiente. Na bancada de mármore branco Paraná levigado, louças e metais assinados por Jader Almeida para a Deca. A iluminação contribui para o clima de relaxamento, com o espelho retroiluminado, pontuado pela arandela Antígone, de Waldir Junior. Para revestir as paredes, a opção foi um “papel de parede líquido”, produzido com algodão, seda, fibras de celulose, aditivos minerais decorativos e seguros para o meio ambiente. Antialérgico, antifogo e com boa acústica, ainda reproduz a cor que dá nome ao espaço: areia, em japonês.
Projeto Dantas & Passos
Cada vez mais em alta nos projetos de banheiros, a cuba esculpida, também conhecida como cuba escavada ou moldada, dá nome às pias elaboradas pelo próprio material da bancada que escondem todo o escoamento de água. Essa da foto, em projeto da Dantas & Passos Arquitetura, é de mármore travertino romano estucado, acompanhando o mesmo material de piso e rodapé para trazer integração visual.
Projetos gêmeos, com ducha e cuba dupla, têm sido comum para projetos de casais. Mas também podem ser opção para banheiros compartilhados entre irmãos. Essa foi a proposta do projeto “3 irmãs”, do escritório Donna Arquitetura. O porcelanato Confete, da Ceusa, é o protagonista do ambiente. Inspirado no Carnaval de Roma, o revestimento com granilites coloridos traz alegria e personalidade para o espaço pensado para crianças, mas que se perpetua para quando forem adolescentes. Metais pretos criam ponto de contraste.