Seus mais de 50 lançamentos foram pautados pelos pilares da sustentabilidade, inovação e tecnologia
Muita tecnologia, inovação e sustentabilidade marcam os 55 lançamentos da Roca Cerámica para a Expo Revestir 2020, apresentados em um estande de 369 m² ambientado com peças de Alessandra Delgado. Com um DNA vanguardista, a marca – pertencente à Roca Brasil Cerámica – investiu em diversos maquinários, que permitem, por exemplo, a criação de formatos com 2,5 m de comprimento e espessuras mais finas de 7mm, a menor do mercado nacional. “Somos a única empresa brasileira capaz de fabricar esses revestimentos nacionalmente”, expressa Bruno Borer, managing director da Roca Brasil Cerámica. A empresa também investiu em novas tintas, que detém com exclusividade pelos próximos seis meses: são tons de amarelo e vermelho, que permitem a criação de toda uma gama de produtos para a composição de cores na impressão HD.
“Inovamos sempre. Com tecnologia de ponta e antenados com as tendências mundiais, apresentamos um portfólio completo, com linhas para todas as necessidades do lar”, reforça Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica.
Abaixo, confira as 5 principais tendências apresentadas pela Roca Cerámica:
1: Formatos gigantes
Os grandes formatos são tendências consolidadas no mercado. Lançando um olhar inteligente e sustentável sobre esse tópico, a Roca Cerámica apresenta dois novos formatos: são lâminas de 1 x 2 m e lastras de 1,2 x 2,5 m, ambos com apenas 7 mm de espessura. Hoje, a Roca Cerámica é a única a fabricar nacionalmente porcelanatos com esses formatos.
Desenvolvidas para facilitar o transporte e aplicação, as lâminas de 1 x 2 m possuem formato inteligente – sua altura permite que as peças sejam transportadas por elevador, evitando o içamento das mesmas. Com a tecnologia Continua+, que a Roca Brasil Cerámica é a única na América Latina a possuir, os maxiformatos podem ser desenvolvidos com apenas 7 mm, tornando-se leves e fáceis de aplicar.
A exemplo das lâminas está a linha Statuário (1 x 2 m), disponível no acabamento Micro Crystal ou Soft Touch, de toque aveludado. A linha Full Concrete (1 x 2 m), por sua vez, é bastante urbana. Evocando com perfeição a estética do concreto, é encontrada com acabamento Matte ou Micro Crystal.
Ainda maiores, as lastras de 1,2 x 2,5 m se igualam ao tamanho do pé direito padrão. Assim, garantem uma aplicação elegante e que evita cortes, diminuindo os resíduos comumente gerados em uma obra. Bom exemplo é a linha Nero, inspirada no mármore Nero Caressi. Com fundo negro e veios brancos, é apresentada na versão polida, com acabamento Micro Crystal ou Matte. A linha Palace (120 x 250 cm), por sua vez, brinca com recortes e composições de diversas pedras. São quatro padrões geométricos, que se combinam de forma a remeter aos palácios.
2: Verde e Terracota
Tons apontados como tendência e muito vistos na Cersaie, os revestimentos verdes ou avermelhados chegam com força nos lançamentos da Roca Cerámica. A produção das tonalidades foi possível pela aquisição de novas cores para o maquinário de Impressão HD. Hoje, a Roca Brasil Cerámica tem exclusividade sobre as tintas amarela e vermelha, que, combinadas, criam uma infinidade de tons.
Alinhada com essa tendência, a linha Cotto (1,20 x 1,20 m) – nas cores Rosso (avermelhada) e Moss (esverdeada) – se aproxima da artesanal terracota – técnica ancestral que, em italiano, significa terra cozida. A cor característica foi preservada, com todas as nuances e variações de desenho. De um vermelho intenso, a linha Fire (1,20 x 2,50 m), por sua vez, evoca o aço corten e sua estética desgastada pela ação do tempo.
Aproximando-se do verde, a Roca Cerámica aposta em marmorizados como a linha Topázio (120 x 250 e 120 x 120 cm), inspirado no mármore Verde Rajastan, e linha Alpi (120 x 250 cm). A naturalidade da rocha é reforçada pelo amplo formato das placas, que podem ser postas com juntas quase imperceptíveis, de 1 mm. O verde também é visto em forma de estampa, trazendo o conceito de biofilia para os revestimentos. É o caso da linha Selva (20 x 20 cm), capaz de levar a natureza para as paredes da casa.
3: Metalizados
Os tons metalizados voltaram para o radar de todos os apaixonados por revestimentos. Além de trazer protagonismo para as peças, que ganham uma roupagem sofisticada, a Roca Cerámica investiu em uma granilha metálica, resistente às ações do tempo. Com isso, suas linhas metalizadas podem ser aplicadas tanto em área interna, quanto externa.
É o caso da linha Cubic (30 x 60 cm), que ainda traz o relevo 3D para o revestimento, remetendo a um diamante lapidado. A linha Luthier (30 x 30 cm) também aposta no acabamento metalizado, trazendo linhas paralelas que são marca registrada do estilo Art Déco. E para os amantes do formato english brick, a linha Brick Metallic (7,5 x 30 cm) é arrojada e inovadora. As cores Cobre e Iron são resultantes da tecnologia empregada no processo de fabricação.
4: Handmade
Acabamentos artesanais estão em alta – tanto por seu charme, como pela forma mais humana e emotiva que podem levar para os lares. São linhas que buscam todo um lado artístico, com as imperfeições dos trabalhos manuais. Nessa toada, a Roca Cerámica apresenta a linha Olaria (15 x 15 cm), que evocam sutileza e bem-estar. A paleta de cores levemente destonalizada e bordas irregulares são valorizadas pelo efeito maiólica, conferindo um vitrificado irregular característico dos azulejos feitos a mão. Peças decoradas com arabescos em alto relevo, também em candy colors, complementam a série.
A linha Maiólica (20 x 20 cm), por sua vez, revisita o aspecto artesanal da técnica italiana em que as cerâmicas eram decoradas e queimadas manualmente. Cores marcantes e estampas clássicas da época, traços de desgaste natural e nuances destonalizadas reforçam o caráter lúdico da coleção. Inspirando-se no patchwork, a linha Quilt (20 x 20 cm) traz uma composição sóbria de tramas têxteis envelhecidas pelo tempo. A sua versatilidade permite o uso em espaços de diversos estilos.
5: Relevos para parede
Revestimentos podem tornar a parede protagonista de um ambiente – especialmente quando se lança mão de peças tridimensionais. Nesse ano, a Roca Cerámica aposta em relevos expressivos, com até 30 mm, criando linhas impactantes e diferenciadas – como a linha Block (15 x 15 cm), com peças que parecem saltar das paredes. É apresentada tanto em tons neutros – como o preto e o branco – quanto em metalizados. Mais delicada, a linha Square (11 x 11 cm) traz diferentes espessuras em suas peças. Com design contemporâneo, a linha ressalta os tons pastel – tendência na decoração – que garantem comodidade, equilíbrio e leveza ao espaço.
Com um efeito tridimensional com centro deslocado, a linha Plier (30 x 90 cm) tem encaixe perfeito – quando paginada lado a lado, resulta em painéis de efeito único.
Sobre a Roca Brasil Cerâmica
Ao longo de 100 anos de história, a marca espanhola Roca tem sido pioneira em questões que envolvem tecnologia, design e sustentabilidade. Em 1980 o Grupo Roca iniciou sua produção de revestimentos cerâmicos, com lançamentos atentos às tendências emergentes e já consolidadas, firmando seu DNA de vanguarda.
Presente no Brasil desde 1999, com a aquisição da Incepa, consolida sua força no mercado com porcelanatos de pequenos e grandes formatos, nas marcas Roca e Incepa, com diversos acabamentos e impressões que evocam as matérias em seu estado bruto. Suas peças podem ser encontradas em home centers e pontos de venda exclusivos.