O Rancho da Montanha se tornou conhecido como o refúgio da família Gagliasso e de seus amigos em meio à natureza. Localizado em Membeca, Paraíba do Sul (RJ), o projeto de paisagismo, by Landscape Jardins, contemplou a seleção de plantas e a implementação de percursos, além de mobiliário, duchas, mirante, decks, fogo de chão, pergolados e áreas ajardinadas. O projeto arquitetônico é de Duda Porto, com interiores de Hana Lerner.
Ponto de partida do projeto paisagístico
Ele abrangeu a integração das construções com o terreno e a vista. Atendendo ao desejo dos clientes de reintegrar árvores grandes e emblemáticas, o paisagismo promoveu a restauração do microclima local, enquanto os arbustos foram dispostos de maneira minimalista, destacando a arquitetura e a vista deslumbrante. E o resultado desse trabalho refletiu a integração harmoniosa da casa com o entorno. Na foto, pôr do sol visto no Rancho da Montanha. Em destaque, a frondosa Oliveira | Foto: André Nazareth.
Espécies
Priorizando a reintegração de árvores grandes e emblemáticas, o paisagismo conseguiu restaurar o microclima da região, enquanto os arbustos foram dispostos de maneira minimalista, destacando a arquitetura e a vista deslumbrante. A memória afetiva da família guiou a seleção de árvores, composta por frutíferas como a jabuticabeira, cerejeira e oliveira, e ornamentais, como Pau Mulato, Callistemon e Paineiras. Nas fotos, a Cerejeira, Oliveira e Bouganvilleas e Paineiras | Imagens: André Nazareth.
Lazer Completo
A piscina, revestida de quartzito e concebida como uma escultura de pedra natural, representa o coração do jardim. Já antecipando a presença de muitas crianças – já que os filhos do casal poderiam levar amigos – uma abordagem inclusiva incorporou um banco e uma prainha que incentivam a socialização tanto dentro como fora da água. O deck adjacente foi projetado com um banco, ambos feitos com cruzetas de postes reaproveitadas, dando forma a um ambiente rústico e acolhedor, que abraça os momentos de convívio. O pergolado, cuidadosamente integrado ao design, interfere minimamente na paisagem, e sua estrutura está projetada para ser coberta por trepadeiras.
Integração
O trabalho da Landscape Jardins foi conectar os lugares distribuídos no terreno para que a família fizesse o uso do local em sua totalidade, da área gourmet ao mirante e à quadra de Beach Tennis, entre outros. Também houve a preocupação de alinhar a topografia do terreno com os espaços pretendidos no projeto. Por exemplo, a piscina ficou em uma área mais baixa, o que permitiu que estivesse totalmente integrada à paisagem natural. Já no interior da casa (fotos), portas, janelas e divisões envidraçadas permitem contemplar a beleza externa e aproveitar o conforto das instalações.