POR VIVIANE FREITAS
FOTOS ARTUR PRETTO
Ventos mais gelados já sopram nos meses de Outono, lembrando que é hora de preparar a casa para o Inverno. Além de equipamentos fixos, como aquecimento, ar-condicionado quente e lareiras, recursos alternativos – que podem ser agregados de acordo com a estação – ajudam a aquecer e conferir mais charme para os dias de confinamento. “Tapetes, mantas, almofadas de tricô ou pele são perfeitos para quebrar o friozinho”, sugere a designer de interior Anna Benoit do escritório Anna Interior Design. São delas os lindos projetos exibidos a seguir, onde a lareira a álcool é protagonista. Prática e fácil de instalar, já que não demanda dutos, traz calor e a magia das chamas para qualquer espaço. Mas atenção: por ser alimentada por combustível líquido, exige cuidados extras no manuseio.
O mármore importado Arabescato Orobico do painel da TV compõem com quartzo Noka Suede, usado no volume da lareira a gás com pedras vulcânicas e controle de acendimento. O acabamento perfeito faz conjunto com a composição de mesas de centro Magano, da Saccaro, no estar da cobertura em Lajeado (RS).
O casal de empresários com dois filhos queria um refúgio em Gramado (RS) que fosse a cara da cidade, conhecida pelos ares europeus e aconchego serrano. Na composição, painel da TV de placas de couro Lazard cor café, do Empório Beraldin. Volume da lareira a gás com pedras vulcânicas de quartzito Bronzita. Sobre o tapete indiano de juta, lã e algodão, pufe de pele sintética e manta de tricô. Cortinas de linho da Andrea Feine.