Engenheira civil, designer de interiores e fotógrafa. A carreira de Karin Brenner foi sendo trilhada praticamente nesta ordem, mas, no dia a dia, as três áreas de conhecimento se entrelaçam na hora de fotografar e criar imagens inspiradoras. Muitas se tornam um complemento artístico tocante em vários projetos de decoração.

V&D – Você é engenheira civil por formação, correto? O que te fez mudar de carreira e te motivou a trabalhar com fotografia? Karin – Fiz alguns cursos na área da fotografia e sempre me interessei pela área, posso dizer que a fotografia acompanhou minha carreira na engenharia, mesmo que de forma amadora. A virada de chave veio há cinco anos, a partir do despertar da minha sensibilidade e como uma mudança de olhar para o mundo e para a sociedade, claro que minha expertise de engenheira segue norteando as fotografias, minha atenção à topografia, luz e sombra, edificações e a maneira como as pessoas utilizam os espaços urbanos, isso me interessa muito.

V&D – Que tipo de fotos você faz?
Karin – Minhas fotografias possuem um viés mais artístico, posso dizer que são fotografias artísticas, mas com um toque documental. Tenho paixão por registros etnográficos de culturas e sociedades. Por cada lugar que passo, existem pontos que me chamam a atenção e despertam minha curiosidade, então, você pode usar qualquer uma de minhas fotografias de forma artística, mas elas sempre evocam um propósito, uma reflexão, uma análise ou uma crítica, isso é arte.
V&D – Que lugares você já visitou em busca dos melhores cliques?
Karin- Eu já passei por muitos lugares do ocidente e do oriente. Andei por quase toda a Europa, visitei a Ásia… Faço registros do nosso país também. O objetivo é trazer de cada lugar registros cheios de significados e histórias.

V&D – Qual a relação de seu trabalho com decoração de interiores? Como você atua nessa área?
Karin- Eu também possuo formação como designer de interiores, e a fotografia, design, arte, arquitetura, moda caminham juntas, não tem como dissociar meus conhecimentos em design quando faço minhas fotografias ou quando ajudo um cliente a escolher composições, por exemplo.

V&D – De quais mostras e exposições já participou com seu trabalho fotográfico?
Karin – Estive na Casacor PR, 2024, onde fotografias minhas foram expostas em um ambiente com ar de cabana da montanha, assinado pelo escritório Zanuthi Arquitetura. Tenho fotografias em exposição na loja Sierra Curitiba. Recentemente assinei fotografias para a Arquitetare, de Elaine Zanon e Cláudia Machado, que ficaram em exposição nas vitrines da loja Botteh. Logo estarei numa exposição como uma série de fotografias botânicas na Orquidaria Rosita.