Uma sequência de curvas e linhas retas, embaladas pela vegetação e pela água cristalina. A Casa Black Piano, projetada pelo arquiteto Carlos Mayresse, que assina arquitetônico e interiores, nasceu a partir de uma reforma de uma antiga residência de veraneio localizada na praia de Xangri-lá (RS). Na fachada frontal, vidros tecnológicos em cor champagne repelem o calor e são um importante elemento de compensação térmica e de privacidade para a família.

Estes mesmos panos de vidro, em conjunto com as esquadrias das fachadas norte e oeste, atuam com maestria no quesito ventilação cruzada. Em dias de verão, basta as portas-janelas estarem abertas para a brisa do vento refrescar o interior da casa e a vegetação do paisagismo integrar-se aos ambientes. Posicionado ao fundo da casa principal, um deck de madeira faz a integração com o quiosque. Chegamos no coração da Casa Black Piano, que conta com generosos 872,33 m².

A sala de estar fica integrada a sala de jantar. No painel, Quartzito Lucent Polido (retroiluminado) e um ripado feito em laca Black Piano. Na lareira, Granito Kouros Escovado. Mobiliários soltos by Sierra. Composição com tons de madeira mais escuros contrastando com a madeira usada nos elementos construídos. Detalhes de couro preto (nas luminárias) e no clássico e atemporal marrom utilizado nas poltronas.

O espaço gourmet interno fica localizado no volume principal da casa. A bancada conta com duas pedras naturais: Quartzito Lucent Polido (retroiluminado) e Granito Kouros Escovado. O guarda-corpo da escada, executado em laca preta, vira o elemento que abraça o volume amadeirado do gourmet. Os armários foram executados em lâmina de madeira natural.

A sala do piano dá as boas-vindas a quem entra pela porta da frente, em uma espécie de hall de entrada. Este, por sua vez, possui um rebaixo amadeirado de altos e baixos em diferentes tamanhos e formas, como o movimento das teclas de um piano. Um estar para cantar e tocar com os amigos, em todos os dias do verão. As poltronas em bouclé possuem sua estrutura em madeira maciça, base giratória e encosto em chapa multilaminada padrão carvalho americano.

O quiosque, na parte externa da casa, tem bancada de Quartzito Lucent Polido (retroiluminado). Mobibiliário externo, by Sierra.

A piscina natural mede 125m², com capacidade de 175m³. Com um ecossistema composto por plantas, pedras e areia, não necessita produtos químicos na água, utilizando um sistema de ionização. Logo ao fundo, o quiosque que é posicionado em uma espécie de ilha criada entre a piscina natural e a quadra de beach tennis. No mesmo volume do quiosque, três suítes de hóspedes, cozinha de serviço e banheiro de piscina proporcionam apoio aos visitantes desta festiva e cosmopolita casa de veraneio.

O paisagismo, assim como a piscina natural, foi realizado pela equipe da GramoTerra. Conta com árvores centenárias como o Baobá e a oliveira, além de trazer um ar tropical com diversas palmeiras e muitas outras espécies.

@mayressearquitetura
fotos @cristiano_carniel