Jardins suspensos, no alto de um edifício beira-mar, em Balneário Camboriú, vão ativar os sentidos de seus moradores. Essa é a proposta do paisagista Benedito Abbud de paisagismo sensorial para o novo empreendimento Hyde Atlântica 4312, da Embraed. Para despertar sensações e envolver os sentidos, vários elementos da natureza, entre eles, árvores frutíferas e espécies que exalam perfume ao entardecer. “A função do projeto paisagístico sensorial é ativar os sentidos por meio do contato com a natureza. Elas nem precisam racionalizar, pois sentirão que os ambientes vão causar sensações de bem-estar e aconchego”, afirma  Abbud.

O projeto do Hyde valoriza espaços abraçados pela vegetação em todos os acessos ao empreendimento. A entrada do hall principal foi inspirada em hotéis de seis estrelas e, além de despertar sensações por meio da vegetação, vai contar com cascata, já que, segundo Abbud, o barulho da água traz sensação de tranquilidade. No acesso de banhistas, um verdadeiro boulevard, com palmeiras multicaule, vão deixar o trajeto sofisticado e descontraído.

“O projeto é impactante e causa surpresa pela união de elementos e essas sensações agem no inconsciente. A pessoa, muitas vezes, nem exterioriza o que sente, porque não está no campo da racionalidade. Mas ela sente que o lugar é aconchegante e isso lhe causa bem-estar. É essa emoção que queremos proporcionar”, comenta Abbud, que tem 48 anos de profissão e que já assinou grandes projetos paisagísticos, como o Cidade Matarazzo, Praia da Grama e Parque Estadual do Jaraguá em São Paulo. Ele também já projetou cidades inteiras por todo o Brasil e em outros três países e é vencedor do Prêmio Greening, que tem como objetivo valorizar profissionais que adotam premissas de sustentabilidade nas edificações.

Próximo ao playground, serão incluídas árvores frutíferas para aguçar o paladar das crianças e também para atrair pássaros para o local. Ao redor da piscina, que simula uma praia particular, um revestimento chamado cristal pool vai proporcionar a sensação de pisar na areia. Jasmins-manga, palnta conhecida como a Flor do Templo, de aroma floral, frutado e com notas de mel, vão embelezar e exalar perfume. “Esse é um ambiente que as pessoas frequentam mais no final da tarde, após retornarem da praia e para apreciarem o belíssimo pôr do Sol de Balneário Camboriú. É neste momento do dia que o Jasmim-manga exala todo seu perfume”, explica Abbud.

RESIDÊNCIA

Os apartamentos com plantas entre 232,15 até 470 metros quadrados terão piscinas com borda infinita, construídas a partir do estudo Sloshing, ainda pouco usado no Brasil. O estudo avalia o movimento da água e faz com que as vibrações sejam tão pequenas que as tornam imperceptíveis. Sem isso, as piscinas nas alturas costumam apresentar um alto nível de vibração.

O Hyde Atlântica 4312 está sendo construído na Barra Sul, área mais nobre de Balneário Camboriú, e deve ser um dos 10 prédios residenciais mais altos do país. O empreendimento terá 90 apartamentos, divididos em 63 pavimentos.

@beneditoabbud.paisagismo

www.embraed.com.br