2º Prêmio Visual Design
Apartamentos – Ouro
Inspirado numa casa, este apartamento tipo cobertura horizontal, com 350m² e localizado em Porto Alegre, traz um conceito de interiores simples, elegante e atemporal. Os clientes, uma família jovem com dois filhos pequenos, queriam um lar definitivo sem modismos, bons materiais, muita leveza e amplitude. Acabamentos nobres e resistentes foram utilizados em todos os cômodos, de maneira que se criasse um dicionário único. Elementos como a madeira natural, concreto aparente, vidro, couro e painéis brancos trazem equilíbrio e sintonia aos espaços. “O projeto foi pensado nos mínimos detalhes, desde o puxador da porta de entrada especial até o conceito de bloco multiuso ao fundo do jantar, que se transforma num bar iluminado à noite e esconde a churrasqueira quando necessário”, detalha João Pedro Crescente, que assina o projeto de interiores e móveis fixos juntamente com Raquel Zaffalon e Laís Adib.
Na metragem disponível, o imóvel reúne três suítes, estar íntimo, ampla área social, cozinha, lavabo, lavanderia e terraço. Na sala de estar com pé-direito duplo e cortinas de linho branco, foi desenhado um único sofá com 5,50m de comprimento, criando assim um conceito linear e integrado para o amplo espaço de convivência da família. Sistemas de painéis retráteis e portas invisíveis imprimem um ar sofisticado e funcional para a galeria de entrada, que se abre também para o estar íntimo.
Tendência crescente em décor de interiores, cobrir as paredes com lâminas de madeira natural também eleva o padrão do apartamento a níveis bem atuais. Aqui, a opção foi a catuaba aveludada, mesma adotada em toda a marcenaria fixa. É ela que compõe os painéis usados para esconder funções como churrasqueira e o home office, deixando-os à mostra apenas quando necessário. Todo o projeto luminotécnico foi baseado num cenário mais intimista em tons amarelados para aquecer os ambientes. A iluminação indireta e spots direcionáveis trazem um caráter mais dramático e aconchegante em todo apartamento. “Poucos móveis, revestimentos, espaços amplos com elegância e fluidez definem este lar como definitivo”, completa.
FOTOS MARCELO DONADUSSI