2º Prêmio Visual Design
Casas – Bronze
Despojada, mas ao mesmo tempo elegante e confortável. Características que fazem tão bem à rotina urbana, ganham ainda mais significado rumo ao litoral, quando a proposta é descontrair e relaxar. Linhas contemporâneas, cores leves mas marcantes e pinceladas da madeira suave completam o panorama desta residência, localizada na praia de Atlântida (RS), que com precisos 382,14m² atende perfeitamente ao jovem casal com duas filhas pequenas.
No projeto das arquitetas Nivia Vittore e Emília Bagesteiro Riegel, o layout integrado favorece os momentos de convívio e compartilhamento, em cômodos que se voltam para o lago, que fica no fundo do terreno de condomínio. A dupla assina o arquitetônico que revela volumes definidos em cortes retos. “Na arquitetura de interiores, o clima agradável é resultado da harmonia entre tons nudes e minerais e da iluminação quente e indireta, que dão sensação de aconchego característico de um ambiente praiano”, contam elas.
A base clara de branco e cinza recebe as pitadas vivas aqui e ali, mas é o tom da madeira escolhida que salta à vista em toda a proposta conferindo uma viés de décor escandinava à morada. Da prancheta das profissionais também saíram peças únicas e feitas na medida para reproduzir o estilo moderno da família: uma estante composta por estruturas metálicas pintadas de preto, equipadas com prateleiras laminadas de Carvalho Americano, criada especialmente para exibir a rústica coleção de vasos de cerâmica mineira. Outra concepção da dupla é o lindo carro-aparador, aposto nas costas do sofá, também confeccionado com lâmina de Carvalho, combina o inox com pintura preta à laca fosca azul, resultando num conjunto prático e inédito. “Com a flexibilidade de ser mudado de lugar conforme a necessidade, sendo um apoio perfeito com suas bandejas coloridas que dão vida ao espaço”, completam.
FOTOS MARCELO DONADUSSI