A parceria entre by Kamy e os designers Sérgio J. Matos e André Marcolino, no escopo do programa Design + Indústria da Abimóvel e ApexBrasil, ganha um novo capítulo com o lançamento de novos tapetes e tapeçarias. O programa D+I é versátil e permite que designers e marcas explorem diferentes técnicas, ferramentas e estilos, proporcionando a possibilidade de criar produtos únicos e inovadores. Como no tapete Tambaki, by Sérgio Matos, que faz uma referência às escamas brilhantes do peixe homônimo. Feito de corda náutica entrelaçada manualmente para montar a peça toda com contornos arredondados e intermitentes que invadem a linearidade das bordas. A sinuosidade da tecitura é valorizada no jogo de luz e sombra que suscita movimento.
Outra criação de Matos, a Coleção Jaci, que, na língua Tupi Guarani, Jaci representa a Lua, símbolo de beleza e mistério, que há séculos tem inspirado poetas, artistas e sonhadores. Todo feito à mão, os discos tramados individualmente são entrelaçados com muita habilidade pelos artesãos. Um tapete que expressa serenidade, simplicidade e conexão com a natureza. Por conta das características da corda náutica, é um tapete que pode ser utilizado em áreas externas e possui proteção extra contra raios UV.
ANDRÉ MARCOLINO
De um lado, a visão de uma marca para o futuro do morar. Do outro, o processo criativo de um designer que mergulha no universo do usuário e das suas experiências, investigando o que será tendência em formas, matérias e acabamentos. Conectados por meio do programa D+I, o encontro entre by Kamy e André Marcolino resultou na criação de peças inspiradas no Rio de Janeiro. O Rio é mais do que um ponto de referência nacional; é um símbolo de amor, sonhos e expressão artística, representando a essência da “carioquice” em meio a uma rica diversidade brasileira.
A tapeçaria “A Turista” remete à figura de uma turista imaginada pelo designer, vestida com a elegância típica da Faria Lima paulistana, que chega ao Rio de Janeiro para uma reunião no Leblon, um dos mais badalados destinos da Zona Sul carioca. Feito a partir de reaproveitando de fragmentos têxteis.