Apartamento RM1

Renato Mello

Com uma atmosfera sofisticada, onde cada detalhe tem um fundamento especial, este apartamento de 250m² – que fica no 7º andar do prédio localizado no bairro Jardim Europa, Porto Alegre – passou por significativas alterações até se transformar numa vitrine ideal para acomodar e exibir a grande coleção de obras de arte e objetos exclusivos. “O imóvel era novo, mas havia sofrido intervenção do investidor, por isso, fizemos várias mudanças. Todos os revestimentos, por exemplo, foram substituídos”, detalha o arquiteto Renato Mello, responsável pelo projeto de interiores e desenho do mobiliário fixo. A seleção de móveis e peças soltas que misturam em suas formas e materiais nuances clássicas compõe uma décor que não vê barreiras no tempo. A disposição de ambientes e a mescla com acabamentos e elementos mais atuais confere contemporaneidade à proposta. Assim, o resultado obtido, que une o clássico ao contemporâneo, se revela uma proposta original e agrada aos proprietários, um casal com dois filhos, apaixonados pelos dois estilos. Raridades despontam aqui e ali e o piso é coberto por grandes tapetes orientais, outra paixão do casal. Luxuoso, o living se divide em quatro ambientes integrados: sala da TV e lareira, estar, jantar e churrasqueira. A cozinha fica isolada e independente, a fim de facilitar a rotina familiar. Para delimitar o hall de entrada, o profissional criou uma cristaleira aberta. A lareira foi transferida de seu lugar anterior. Desta maneira, é possível contemplar a paisagem externa – que inclui a vista do lindo parque Germânia – acomodados num gostoso sofá. Sobre ele, matizes da tela de Burle Max arrematam a integração com a natureza. A interação do verde ainda é reforçada pelos lindos sofás Touch, de veludo no living, cuja disposição de almofadas no encosto é um diferencial à parte. Automação e tecnologia foram aplicadas para suprir a lista de necessidades que fazem do dia a dia uma experiência de bem viver. Toda a iluminação pode ser comandada por um aplicativo através do celular.

Lustres de cristal de rocha iluminam o conjunto do jantar, com mesa Tellus, de Victor Angueira, de carvalho com tampo de cristal, equipada com cadeiras de couro off-white, taxas douradas e pés de nogueira. Ao fundo, próxima à churrasqueira, tela de Eduardo Vieira da Cunha. Sobre o piso de porcelanato Neocarrara, tapete laranja Ziegler Heriz e o grande Kermansh Fine, mesmo modelo visto na sala da lareira. O painel da TV em Laca Metallic Soul e a lareira de quartzo ficam enquadrados pelo mosaico de mármore Box off Thassos. Sofá e poltronas de couro italiano. Na página esquerda, tapete Ziegler, mesas de centro e lateral em laca fendi e luminária de piso Paola, de Theo Egami.

A churrasqueira foi revestida de dekton Galema, mesma pedra da bancada baixa. A alta é de mármore bronze Armani. O metal dourado desponta nas banquetas de couro e na cristaleira com adornos. Próxima à cristaleira que demarca o hall, quadro de Anita Malfatti. Na página esquerda, a suíte máster recebeu papel de parede clássico e mobiliário com penteadeira nos padrões Goya e Laca One. Piso amadeirado Carvalho Natural Luar e rodapé branco. A pastilha Gaudi, de aço inox escovado, cobre a parede sob o fogão da cozinha. Bancadas e península de quartzo branco.

ESTILO DO PROJETO

Contemporâneo com um toque clássico. O destaque fica pela sofisticação das obras de arte e objetos de decoração de grifes consagradas, como vasos, cristais e pratarias. Tapetes orientais pincelam a proposta com luxo na medida.

Fotos Cristiano Bauce

Sobre o Profissional

Renato Mello

Ecólogo, formado em 2002 pela UCPel Pelotas, e mestre em Fisiologia Vegetal pela UFPel, em 2004, Renato Moraes de Mello sempre teve uma forte ligação com arquitetura. “Fui criado num meio onde as pessoas utilizavam o profissional arquiteto e onde todos gostavam de arte e de morar num lugar bonito e agradável”, conta ele, que naturalmente também acabou se formando, em 2010, em Arquitetura e Urbanismo pela UCPel. O escritório, que leva seu nome e atua desde 2012 em Porto Alegre, recebeu a premiação com primeiro lugar no 2º Desafio Império Persa, no qual, utilizando tapetes da marca, criou um Oásis em meio ao concreto cinza no centro da capital gaúcha. Para Renato, que se inspira em viagens e natureza, a arquitetura é como um ser vivo, está sempre em transformação. Por isso, os profissionais devem estar por dentro de tudo. Entre as conquistas em 2019, destaque para a participação na Casacor RS, com o ambiente denominado “Sala com Arte”, que obteve excelente repercussão.

Confira o portfolio completo clicando aqui