Módulos Tacchini, de David/Nicolas paraVictoria
POR VIVIANE FREITAS
Com espaço reduzido e menor número de expositores, o Salão do Móvel de Milão de 2021 se permitiu autointitular Supersalão, exatamente por resistir aos desafios por que passam todos os setores em tempos de pandemia e conseguir, em meio às adversidades, manter sua fama de mais significativo evento de design do mundo. Realizada de 5 a 10 de setembro, a 60a edição reune apenas 423 expositores (para se ter ideia, em 2019 foram cerca de 2400) além de 48 escolas de design do Salão Satélite. Ou seja, dessa vez, realizar o Salão teve um sabor mais conceitual do que quantitativo. Do Brasil, 12 empresas estiveram presentes com produtos e mais uma dezena de profissionais em eventos particulares espalhados por Milão. Merecido destaque para a coleção Rendeiras, de Pedro Franco para A Lot of Brasil, que revela os traços tradicionais feito a partir do recorte a laser da chapa metálica em peças que são pura poesia, misto de romantismo e vanguarda.
Em termos de tendências em superfícies, a madeira é a estrela da feira, numa referência a uma utopia verde, onde o design encontra as qualidades naturais da faia, freixo, iroko, mogno e ébano. Nos estofados, verdadeiros sistemas para relaxar, com módulos e versões para a casa toda. Na linha office, projetos inteligentes criaram soluções de móveis híbridos, modulares e personalizáveis, projetados para as necessidades emergentes do trabalho remoto, com o ônus da sustentabilidade e de materiais de alta qualidade. Levar em conta soluções para home office tornou tudo mais leve, com linhas simples e cadeiras menos robustas.
O fator humano, assim como a inovação tecnológica e o foco na beleza e nos produtos bem feitos, são os ingredientes revelados nas luminárias, que vão desde o artesanal até a produção industrial.
Circular por apenas quatro pavilhões permitiu ao visitante conhecer mais profundamente as novidades desse ano. E também conferir o que acontece em toda a cidade, entre palestras e demais acontecimentos, extraindo o máximo do suprassumo do design.
A seguir uma seleção de peças para inspirar o que vem por aí.
Cadeira Bell, Magis